Logo Animavet

Perigos escondidos no Natal

A alegria e animação inerentes à época festiva do Natal podem esconder alguns “perigos” para os nossos animais!

Deixamos de seguida uma lista dos principais itens a que deve estar atento para prevenir problemas potencialmente graves!

  • Embrulhos e fitas: são muito apelativos pela sua cor e textura mas, se ingeridos, podem provocar quadros de obstrução a nível gástrico ou intestinal. Sobretudo no caso dos gatos, que adoram brincar com fios! Evite tê-los ao alcance do seu animal e coloque todos os resíduos no caixote do lixo fechado.

 

  •  Árvore e enfeites de Natal: são adereços presentes em qualquer casa nesta época natalícia e são um chamariz para os animais, pelas cores, luzes, brilhos, etc. Há, no entanto, risco de queda da árvore (os gatos adoram trepar pela árvore acima!) que pode provocar lesões potencialmente graves. Certifique-se que a árvore tem uma boa base de sustentação, de forma a impedir a sua queda e, se necessário, coloque uma vedação em volta para tentar manter o seu patudo afastado. Tenha também atenção aos enfeites utilizados: evite materiais como o vidro, que pode partir e lesionar o seu animal, e tente colocar os enfeites mais pequenos ou apelativos um pouco mais distantes do seu alcance.

 

  • Luzes de Natal: são muito apelativas e a maioria dos animais tem muita curiosidade em explorá-las. No entanto, há um problema a que devemos estar atentos: fios elétricos! Se forem danificados, podem provocar  eletrocussão, com potencial de causar lesões graves (como queimaduras, edema pulmonar, etc.), pelo que todo o cuidado é pouco! Desligue todas as luzes quando os animais ficarem sozinhos e tente que os fios não estejam ao seu alcance.

 

  • Alimentos: uma das principais causas de consultas médico-veterinárias em épocas festivas é o surgimento de alterações gastrointestinais (vómitos, diarreia, etc.). Isto ocorre, em muitas situações, devido à ingestão de alimentos incomuns na dieta do animal, pelo que se deve evitar dar restos de comida ou doces aos animais. Além disso, importa também alertar para o facto de que há muitos alimentos comuns nestas festividades que são potencialmente tóxicas para os animais, nomeadamente o chocolate e as uvas passas, por exemplo.

 

  • Plantas: a Poinsétia, também conhecida como flor do Natal, é tóxica para os animais, em caso de ingestão ou contacto com a pele ou os olhos. Também o azevinho tem algum potencial de toxicidade, se for ingerido, causando alterações gastrointestinais. Evite ter estas plantas ao alcance do seu animal e, se notar o surgimento de algum destes sintomas, dirija-se de imediato ao seu Médico Veterinário assistente.

 

  • Stress e agitação – é, provavelmente, um dos fatores que tem maior importância no bem-estar dos animais nestas alturas festivas. As alterações de rotina, pela entrada e saída de pessoas do ambiente do animal, os barulhos e a agitação, entre outros fatores, podem levar ao surgimento ou agravamento de alterações comportamentais em cães e em gatos. É muito importante que, dentro do possível, sejam mantidas todas as rotinas normais.

Cumprindo estas recomendações, diminuímos muito os riscos associados a esta época, que se quer feliz e tranquila.

Feliz Natal! 

Animavet

Não perca as novidades

Subscreva a nossa newsletter

Desenvolvido por:

Contacte-nos
Encontre-nos
Siga-nos
×