Logo Animavet

Vai viajar com o seu animal neste Verão?

Se o seu animal vai consigo de férias, há alguns cuidados importantes que deverá ter em conta.

As viagens longas, a mudança de ambiente e todas as alterações de rotina associadas podem ser um desafio para os nossos animais e, por isso, deixamos algumas recomendações que poderão facilitar-lhe muito a vida e contribuir para umas férias mais tranquilas!

1 – Prepare a mala do seu cão / gato

Com antecedência, faça uma lista de tudo o que poderá necessitar durante a viagem e a estadia, como:

2 – Certifique-se que tem as vacinas e desparasitações em dia e microchip
colocado

Para viajar dentro do país, é obrigatório que os cães e gatos estejam identificados eletronicamente com o microchip. Em gatos não há nenhuma vacina obrigatória por lei, mas, no caso dos cães, é exigida a vacinação antirrábica em dia.

No caso de viajar para fora do país, informe-se sempre, com antecedência, de todos os requisitos exigidos pelo país destinatário, uma vez que há algumas diferenças e só desta forma conseguirá evitar problemas na altura do embarque.

Informe-se sempre, com o seu Médico Veterinário, relativamente à necessidade de reajustar o protocolo de vacinação e/ou desparasitação, tendo em conta o destino de origem. Mesmo dentro de Portugal, há algumas regiões que são consideradas endémicas em determinadas doenças (como, por exemplo, Leishmaniose ou Dirofilariose) e, nesses casos, fará sentido confirmar se o seu animal está
devidamente protegido.

3 – Transporte adequado

Confirme sempre que, durante toda a viagem, o seu animal está confortável e seguro. Os cuidados a ter serão diferentes consoante o tipo de viagem (de avião, carro, etc.). Proporcione sempre, durante todo o percurso, o acesso a água fresca. No caso de viagens longas, é fundamental fazer paragens frequentes para que os animais possam fazer um pequeno passeio, fazer as necessidades e beber água. O ideal será fazer uma planificação prévia e tentar que essas paragens sejam realizadas em locais seguros e adequados. Nunca é demais recordar que nunca se deve deixar um animal dentro do carro, ainda que por breves momentos!

4 – Procure lugares pet-friendly

Cada vez mais há oferta de sítios pet-friendly, isto é, lugares que permitem a estadia dos cães e gatos juntamente com as suas famílias permitindo-lhes desfrutar desse tempo em conjunto.

Animavet

Não perca as novidades

Subscreva a nossa newsletter

Desenvolvido por:

Contacte-nos
Encontre-nos
Siga-nos
×